Os sismos são fenómenos imprevisíveis e podem causar danos graves, especialmente em ambientes de escritório, onde a existência de mobiliário pesado, equipamentos eletrónicos e estruturas internas pode representar um risco significativo em caso de abalo. Objetos soltos, como estantes mal fixadas ou computadores, podem cair e causar ferimentos graves. Além disso, a própria configuração dos espaços pode dificultar a evacuação rápida e segura, sendo por isso essencial que todos conheçam os procedimentos de segurança a seguir.

Neste contexto, a SAMSIC, através do simulacro “A Terra Treme”, teve como objetivo preparar as suas pessoas para reagirem de forma eficaz, minimizando o risco de acidentes. A prática de procedimentos simples, como “baixar, proteger e aguardar”, é fundamental para reduzir o impacto de um sismo em ambientes de trabalho, reduzindo os riscos associados a quedas de objetos e a instabilidade de estruturas.

Ao participar neste simulacro, “A Terra Treme”, a empresa sublinha a importância de promover a segurança e a proteção das suas pessoas, reforçando as medidas de prevenção em todas as suas delegações.