O Grupo Samsic, mantém assim, o seu programa ambicioso de reflorestação “Caring for Forests”, lançando a sua primeira plantação em Portugal. O intuito é apoiar antigas áreas de eucalipto que tiveram uma superexploração e posteriormente foram abandonadas por falta de interesse e recursos.

Com um forte compromisso para com a sustentabilidade, O Grupo tem lançado diversos projetos com foco nesta temática: desenvolvendo serviços eco responsáveis, reduzindo o impacte de carbono do seu ativo imobiliário, economia circular, mobilidade, biodiversidade, compras responsáveis, etc.

“Ciente de que a natureza é ao mesmo tempo a nossa maior força e a energia da vida, estou fortemente comprometido com a regeneração das florestas”, refere Thierry Geffroy, Presidente do Grupo Samsic. O “Caring for Forests” reforça o nosso dever de pensar nas gerações futuras. É um programa pensado para os nossos clientes, os nossos colaboradores e para o nosso planeta, com o objetivo de restabelecer florestas frágeis e regenerar ecossistemas degradados.

Em Portugal, este projeto de reflorestação tem como objetivo, ajudar a localidade de São Martinho das Amoreiras, Santa Clara a Velha, Odemira. Graças a esta iniciativa, 8.772 árvores serão plantadas, sendo que o projeto a nível global, no Alentejo, visa plantar 29.208 árvores em 41 hectares.

As novas espécies serão variadas e adaptadas ao ecossistema local. Elas foram selecionadas pelo proprietário do local, com a orientação do seu especialista florestal, para tornar esta área em formação, o mais resistente a possíveis variações climáticas. As espécies irão incluir medronho, pinheiro manso e oliveira europeia.

Esta iniciativa de plantação irá beneficiar a biodiversidade, permitindo um ambiente rico e saudável para a flora e fauna locais. Também irá permitir uma taxa de retenção de água mais elevada, protegendo o solo de perigos climáticos.

Para Bruno Melo, “esta iniciativa tem uma importância muito relevante, porque além de envolvermos diversos players nesta ação de consciencialização, reforçamos os seus benefícios ambientais, e ajudamos a apoiar o bem-estar humano, fornecendo recursos, rendimentos, educação, autoajuda e apoio à cultura.