Mas afinal o que são os serviços integrados?

Os serviços integrados são caracterizados por reunir e centralizar diferentes necessidades referentes aos setores e atividades suporte de uma empresa, tais como limpeza, manutenção técnica, manutenção de espaços verdes, fornecimento de cafés, água, vending, etc.. Para um negócio, ter pessoas envolvidas e motivadas, é bastante importante ter em conta a qualidade e diversidade de serviços que as organizações disponibilizam aos seus colaboradores.

A esta entrega soma-se a monitorização da satisfação e de indicadores que permitem às organizações ajustarem as suas necessidades continuamente, tornando-se assim mais eficientes.

O serviço integrado traz também valor acrescentado pelo facto de ter várias equipas, que se apoiam, podendo antecipar ou alertar atempadamente para as falhas que ocorrem no dia a dia.

O papel do gestor é fundamental para formar a equipa, para que esta se torne multidisciplinar. Consegue com a proximidade ao cliente, trabalhar o workplace e o workspace, apoiando a organização a alcançar um maior rendimento no seu negócio.

Quais os principais benefícios em contratar serviços integrados?

Quando uma organização opta pelo modelo integrado, esta consegue reduzir a sua base de fornecedores e aplicar a economia de escala, reduzindo custos, tornando-se mais eficiente. O facto do parceiro de serviços ter maior abrangência de atuação, também lhe permite ter recursos otimizados, quer ao nível operacional, quer ao nível administrativo.

Este é o benefício na integração de serviços, os savings.

Outro benefício, é o facto da organização ter apenas um único ponto de contacto para gerir a sua operação de suporte. A integração de serviços só funciona em pleno se houver um gestor que coordene todas os serviços, fazendo a ligação com a organização.

A simplificação da comunicação é igualmente um benefício importante. Permite reduzir tempos de resposta às necessidades, bem como a margem de erro.

A integração de serviços no seu grau mais elevado de maturidade é uma relação de parceria sólida e indissociável, entre um prestador e uma organização. A integração dos recursos de suporte no prestador permite que as organizações integrem apenas os recursos para a sua produção conseguindo com isto reduzir a base de incidência de FTE’s.

Para as organizações poderem gerir as suas infraestruturas terão sempre de ter consigo profissionais na área de H&S, Qualidade, com conhecimentos técnicos de AVAC, eletrotécnica, conectividade, legislação laboral de limpeza e espaços verdes e muitas outras disciplinas que incorporam a gestão de um edifício. Nesse sentido, um dos benefícios da integração é a redução de risco na área das infraestruturas. O facto dos serviços de suporte serem geridos por parceiros com profissionais multidisciplinares, permite acautelar toda a legislação aplicável, regras técnicas e processos com boas práticas que garantem o correto funcionamento das instalações.

Em suma, quando uma organização opta pela Integração de Serviços sabe que irá contar com a optimização e agilização de processos, redução de equipa interna, reforço de equipa de suporte, simplificação na comunicação e, acima de tudo, contará com uma redução de custos.